Com a falta de repasses da Prefeitura, o Hospital Plantadores de Cana (HPC) enviou um ofício para o Ministério Público (MPRJ), Secretaria de Saúde e para a Prefeitura, onde demonstram o quanto o atendimento do hospital está sendo afetado devido a crise financeira do município. No ofício, com data do dia 11 deste mês, fica evidenciado que caso a situação não se normalize, o atendimento poderá ser interrompido.
Entre os problemas citados, estão os atrasos salariais de médicos e funcionário, atrasos em tributos, podendo colocar em risco a própria filantropia da instituição, rompimento dos serviços terceirizados como lavagem de roupas e serviços gerais, além de atrasos no pagamento de fornecedores.
Em nota, a Prefeitura falou que vem buscando a regularização do repasse e que no último dia 21 foi feito o repasse de 50% do valor destinado aos hospitais contratualizados, e que assim que os recursos dos royalties de outubro entrarem na conta do município, serão feitas as programações de pagamento e uma nova reunião será marcada com os hospitais “para, de maneira transparente, deixá-los cientes de nossas ações”. Já os recursos federais, fomos informados que “assim que ele entra na conta do Município imediatamente buscamos repassar aos hospitais”.