Pelo menos 40 motoristas de Uber estacionaram os carros no km 66, às margens da BR-101, em Campos, na manhã desta segunda-feira (30). O protesto realizado pelos motoristas é contra a PEC 28/2017, que deverá ser votada nesta terça (31) no Senado Federal.
O movimento faz parte de uma campanha nacional da empresa do aplicativo para sensibilizar a população sobre o projeto. Segundo o texto da PEC, “compete aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros”. Entre as medidas, estariam a implementação de placas vermelhas nos veículos do UBER.
Na última terça-feira (24), o Senado aprovou um requerimento de urgência para votar e analisar o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte individual pagos, como o Uber e Cabify. Com a aprovação da urgência, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa.
De acordo com o regimento interno do Senado, após a aprovação da urgência, é preciso que o prazo de duas sessões seja respeitado. A proposta, aprovada em abril pela Câmara dos Deputados, determina que o serviço de transporte por meio de aplicativos deverá respeitar uma série de exigências.