Terremoto atinge Equador, Peru, Chile e México; há ao menos 13 mortos

- Publicidade -

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um terremoto que teve início na tarde deste sábado (18) no Equador atingiu outros três países, deixando ao menos 13 mortos após um abalo de magnitude 6,5.

Equador, Peru, Chile e México foram atingidos. O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, confirmou 13 mortes e um ferido no país –13 províncias foram afetadas. Ao todo, são mais de 120 feridos somando os quatro países.
O tremor no Equador ocorreu às 12h12 locais (16h12 de Brasília) e teve seu epicentro no município de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, e a uma profundidade de 44 km. Bombeiros e policiais trabalham para remover destroços e resgatar possíveis vítimas.

O terremoto no Peru teve menos intensidade (cerca de 4,5), atingindo a costa norte e central. Até o momento, não foram notificadas vítimas nem danos significativos. No México, o abalo foi de magnitude 3,3 e notado a 12 km a noroeste do município de Uruapan, às 13h do horário local (16h de Brasília).
No Chile, o terremoto de magnitude 4,6 foi sentido às 17h locais na comuna de Sierra Gorda (mesmo horário de Brasília).

O Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador afirmou que o tremor “não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami” no Pacífico.

O presidente equatoriano disse nas redes sociais que visitou feridos em Machala e depois partiu para Cuenca, um dos locais mais afetados pelo terremoto.

Vítimas no Equador
Na cidade peruana de Tumbes, fronteira com o Equador, uma menina de quatro anos morreu após ser atingida por um tijolo na cabeça, de acordo com informações oficiais. Em Tumbes, o terremoto afetou 46 pessoas e 12 casas, segundo relatório oficial.
“Lá onde está a poça de sangue, estava brincando com minha outra sobrinha e um bloco caiu sobre ela”, disse David Alvarado, tio da criança.

A Secretaria de Gestão de Riscos do Equador indicou que em Cuenca, no sul do país, a fachada de uma casa desabou sobre um veículo e deixou uma pessoa morta. Na província de El Oro, três pessoas morreram na queda de uma torre.

“Saí para a rua porque vi as pessoas começando a correr desesperadas, saindo dos carros”, contou Magaly Escandón, vendedora de artigos de costura em Cuenca.

O tremor também foi sentido em cidades como Quito, Manabí e Manta, segundo usuários nas redes sociais.

Dois terremotos grandes por ano
A memória do devastador terremoto de 2016 segue no ar no Equador. Com uma magnitude de 7,8, o abalo deixou 673 mortos e destruiu localidades costeiras, com perdas próximas dos US$ 3,3 bilhões.

“É uma magnitude relativamente alta para o que temos no país. Na área do golfo de Guayaquil, temos tido mais ou menos desde 2017 cerca de dois terremotos com magnitude superior a 5,0 por ano”, diz Mario Ruiz, diretor do Instituto Geofísico equatoriano.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS