Balsa que fazia extração irregular de ouro é apreendida em São Fidélis

Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncias sobre extração mineral encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia

- Publicidade -

Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3ª UPAm), apreenderam nesta quinta-feira (01), uma balsa que era utilizada para extração irregular de ouro, no rio Paraíba do Sul, em São Fidélis, norte fluminense. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncias sobre extração mineral encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).

Munidos com as informações, a equipe da UPAm se deslocou ao Sítimo do Moinho, em Laranjal, onde avistou a balsa mencionada na denúncia. Quando os agentes se aproximavam do local, um barco apareceu no rio, resgatando dois homens que estavam no interior da balsa, fugindo em seguida, sem que os policiais conseguissem capturá-los. Após os agentes terem chegado na balsa, foi estendida uma corda na mesma, onde ela foi levada até a margem do rio, sendo apreendidas em seu interior, duas roupas de mergulho, um compressor, um lastro, dois tapetes, uma bateia (utensílio usado na mineração em pequena escala, geralmente em depósitos de sedimentos em cursos de água, para a obtenção de concentrados de minérios metálicos, sobretudo os preciosos, como o ouro ou diamante. Outros materiais como motor a diesel e caixas fixadas para bater os tapetes, ficaram no local pois não foi possível a retirada. Diante dos fatos e com base no artigo 55 da lei 9605/98, os policiais da UPAm Desengano procederam à 141ª DP, para o registro da ocorrência.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS