Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano.
A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).
Entre aqueles que pretendem gastar mais, 41% desejam comprar presentes melhores, 40% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 28% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 34% querem economizar, 19% estão com o orçamento apertado, 12% citam as incertezas do cenário econômico e 12% vão dividir o valor do presente com outra pessoa.
A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 244 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,7 presente.
Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. 76% pretendem pagar à vista
Oito em cada dez consumidores (76%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites (72%), shopping (41%) e redes sociais (38%). Para 67% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2022, os produtos estão mais caros este ano; 29% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 4% que estão mais baratos.
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.
Bom momento para Comércio
A CDL também está prevendo um bom movimento no comércio neste início de agosto em razão da festa de São Salvador e da ExpoAgro, que acontecem simultaneamente essa semana.
– Somente a ExpoAgro vai fazer girar em quatro dias R$ 20 milhões na cidade, com hotéis lotados, consumidores comprando vestuário temático e salões de beleza lotados. Tudo isso mexe com a economia do município. A festa de São Salvadora também. Então o momento é muito favorável- disse Edvar Júnior.
Edvar Júnior informou que a próxima edição da Feira de Preços Especiais (FEPE), que acontecerá em outubro no Pavilhão do Comércio na Fundação Rural, já teve todos os seus stands vendidos antes mesmo de ser lançada.
– Tivemos que ampliar o espaço para colocarmos mais 50 stands. Serão mais de 200 expositores e certamente a FEPE deste ano vai quebrar recordes de público e de vendas- concluiu Edvar.
Fonte: CDL Campos