SAMU EM CAMPOS: Polo atenderá toda a região Norte-Fluminense

Durante a reunião realizada em Brasília, gestores da FMS destacaram a importância do serviço como forma de ampliar ainda mais o atendimento de emergência na região

- Publicidade -
A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Campos tornará o município em polo da Região Norte Fluminense. E nesta terça-feira (08), em Brasília, gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante reunião, destacaram a importância do serviço como forma de ampliar ainda mais o atendimento de emergência na região.
Em março deste ano, Campos recebeu as chaves das 15 ambulâncias do SAMU. À época, o prefeito destacou que a implantação do SAMU em Campos fazia parte do plano de governo. “É um instrumento extraordináriopara que o socorro chegue mais rápido e vidas possam ser salvas. Esse é o trabalho que a gente tem feito na nossa saúde. Salvar vidas é o que importa”. (LEIA MAIS AQUI).
Participaram do encontro o presidente da Fundação, Arthur Borges, o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, a gerente de Enfermagem, Natalia Cunha, o secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIdennf), Vinicius Viana, e o deputado federal Lindbergh Faria.
Arthur Borges explicou que é uma importante missão unificar a rede de urgência e emergência de Campos e região, destacando que com a implantação do SAMU cada município saberá aonde atender o paciente de forma correta. “Nesse encontro, ideias e preocupações foram compartilhadas, convergindo para a elaboração de um plano de implementação sólido e adaptado às nuances específicas da região. Teremos 10 bases, mas com a central em Campos para fazer a regulação de toda região. A reunião representa um marco determinante no processo de expansão do SAMU em Campos, congregando esforços e delineando um futuro promissor para a prestação de assistência médica emergencial”, comentou Arthur.
SAMU
Ainda na reunião, Filipe Mocaiber informou que “o SAMU desempenha um papel de extrema relevância no contexto regional da saúde. A sua implementação na região sinaliza uma etapa fundamental no aprimoramento dos serviços de emergência e no socorro a situações críticas de saúde. Já visitamos vários centros de controle, conhecemos os procedimentos e os processos que envolvem as rotinas administrativas, educacionais e operacionais para ampliação desse serviço para o Norte Fluminense, em Campos. É válido ressaltar a participação proeminente de Vinicius Viana, Secretário Executivo da Cidennf – a entidade responsável pelo gerenciamento do projeto SAMU na região. A sua presença reforça a imprescindível coordenação e supervisão para a materialização efetiva deste serviço”, comunicou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. As ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.
O QUE É O SAMU
O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que tem como objetivo melhorar o atendimento à população em casos de urgência e emergência. Ele é financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, tendo sido criado em 2003.O serviço SAMU 192 é responsável por prestar socorro em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com uma equipe capacitada para atender casos de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica. Essa equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos.

Além disso, o SAMU é responsável por regular todos os atendimentos de urgência realizados por telefone, pelos atendimentos móveis que não requerem viaturas e pelas transferências de pacientes para hospitais. Com isso, o SAMU tem um papel fundamental na garantia de um atendimento rápido e eficiente em situações de emergência.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS