As imagens do forte tremor que abalou (e deixou em alerta) o Japão

PUBLICADO EM

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Agência Meteorológica do Japão emitiu, nesta segunda-feira (1º), alerta para a possibilidade de um grande tsunami após a costa oeste do país ser atingida por terremotos.

- Publicidade -

O tremor mais forte que atingiu a região foi de magnitude 7,6, segundo o serviço de meteorologia do Japão. Um tsunami com cerca de um metro de altura foi registrado em parte da costa oeste japonesa, mas as autoridades não descartam a possibilidade de ondas bem maiores, com até cinco metros. Regiões mais afastadas ao epicentro dos tremores podem atingir até três metros de altura.

Moradores das cidades costeiras de Ishikawa, Nigata e Toyama foram orientados a deixarem suas casas. O governo japonês ainda contabiliza os danos provocados pelos tremores e não descartou a possibilidade de novos abalos sísmicos, segundo a TV pública NHK.

Pelo menos 36 mil casas ficaram sem eletricidade em Ishikawa e Toyama. iOs números são da concessionária responsável pelo serviço.

O epicentro do terremoto de magnitude 7,6 foi na península de Noto, às 16h10 no horário local (4h10 em Brasília). É o o maior registrado para essa península desde 1885.

Até o momento, há relatos de estragos nas ruas e de danos a edifícios nas cidades atingidas. Ainda segundo o governo japonês, não foram detectadas irregularidades nas usinas nucleares do país.

O Japão não emitia alerta para risco de tsunami no país desde março de 2011. Naquele ano, cerca de 20 mil vítimas foram afetadas e a usina nuclear de Fukushima foi atingida.

Gelombang tsunami menerjang pesisir utara dan pusat Jepang, menyusul gempa berkekuatan 7,8 magnitudo yang mengguncang wilayah tengah negara itu. Berikut ini adalah foto-foto dampak dari gempa di prefektur Ishikawa. https://t.co/GdXj5jfANu pic.twitter.com/8L31bMQYTw

— BBC News Indonesia (@BBCIndonesia) January 1, 2024

Leia Também: Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,6

- Publicidade -

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS