Grupamento da Guarda Municipal de Campos terá câmeras nos uniformes

A Ronda, que é responsável por planejar e implantar ações preventivas e socioeducativas, conta com 24 agentes

PUBLICADO EM

Campos será um dos municípios do país que receberá aporte financeiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, para o fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM). O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça, para a aquisição de viaturas, motos e câmeras corporais, conhecidas como Bodycam, para o uso nos uniformes, já foi assinado e publicado no Diário Oficial (DO) da União desta terça-feira (2).

- Publicidade -

Em abril de 2023, a União, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, lançou edital para adesão dos municípios ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. O programa previa a destinação de recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno. O projeto apresentado por Campos foi voltado ao serviço prestado pela Ronda Escolar.

O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância de Campos estar entre as cidades que cumpriram os requisitos e estarão recebendo os equipamentos, que serão para uso pelos agentes da Ronda Escolar. “Eu gosto da ideia das câmeras nos uniformes (Bodycam). Vamos ver agora como vai funcionar na prática com os agentes e, quem sabe, expandir para os demais, principalmente para os que desejam ter porte de arma, já que será opcional”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, parabenizou os profissionais pela dedicação e empenho. “Foi um serviço árduo, mas parabenizo toda a instituição por mais essa conquista. Uma conquista significativa. É a primeira do gênero para Campos, onde de fato conseguimos dar um grande passo, com profissionalismo, dedicação e respeito às leis. Um agradecimento especial ao nosso prefeito Wladimir, que tem nos dado total apoio e confiado na nossa gestão e na gestão dos servidores, que vêm direcionando os serviços em prol da sociedade”, afirmou.

A partir da publicação no DO da União, segundo a coordenadora do Grupamento da Ronda Escolar, Magna Ramos de Carvalho Barbosa, a verba será transferida ao município para abertura do processo licitatório para a aquisição dos bens e, assim, o projeto ser colocado em prática.

A Ronda, que é responsável por planejar e implantar ações preventivas e socioeducativas, conta com 24 agentes que realizam visitas periódicas nas escolas municipais e nos equipamentos que atendem crianças e adolescentes como Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dentre outros. A ida dos agentes às escolas da rede estadual e particular ocorre por meio de solicitação.

Fonte: Ascom

- Publicidade -

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS