Orcas ficam presas em bloco de gelo e causam preocupação no Japão

PUBLICADO EM

Pelo menos dez orcas presas num bloco de gelo na costa de Hokkaido, no Japão, geraram preocupação entre os residentes daquela região, nesta terça-feira. Ainda assim, as autoridades de Rausu equacionaram que os animais conseguiram se libertar, pois já não se encontram no local.

- Publicidade -

A Guarda Costeira do Japão foi alertada por um pescador, na terça-feira, que informou ter visto uma orca cercada por gelo flutuante a cerca de um quilômetro de Rausu, de acordo com a emissora NHK.

Imagens do especialista em vida marinha do Wildlife Pro Seiichiro Tsuchiya, às quais poderá ver na galeria acima, dão um vislumbre de pelo menos dez animais presos no gelo, tentando respirar. É que, recorde-se, as orcas só conseguem ficar submersas durante alguns minutos.

“Vi cerca de 13 orcas com as cabeças de fora num buraco no gelo. Pareciam estar lutando para respirar”, disse o investigador, que adiantou que o grupo poderia incluir três a quatro crias.

De acordo com Tsuchiya, vários animais pareciam estar com sangramento nas mandíbulas inferiores.

Contudo, a espessura do gelo impediu a Guarda Costeira de resgatar os animais, que foram deixados à mercê da sorte.

Mas, nesta manhã de quarta-feira, as autoridades não conseguiram localizar as baleias.

Apesar de o gelo na costa leste de Hokkaido estar  diminuindo a cada ano, devido ao aumento da temperatura do mar, uma onda de frio que se iniciou na segunda-feira proporcionou o aparecimento de mais blocos na região, obstruindo o caminho das orcas.

Leia Também: Gelo deixa milhares de carros presos em rodovias na China

- Publicidade -

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS