Campos está comprando teste de Covid-19 para atender a população

A medida foi adotada em virtude da suspensão da entrega dos kits pelo Ministério da Saúde

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde, está buscando a aquisição própria de testes de Covid-19. O processo de compra já está em andamento através da Subsecretaria Executiva. A medida foi adotada em virtude da suspensão da entrega dos kits pelo Ministério da Saúde.

O município também vem buscando alternativas por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), que também está comprando o material, mas sem previsão de entrega. Entretanto, há falta do material no mercado nacional.

“Nosso estoque está zerado, assim como do Estado, que nos informou que já está providenciando a reposição dos testes para, posteriormente, regularizar a distribuição aos municípios”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro.

O infectologista reforça à população a importância de manter os cuidados higiênicos pessoais, como lavar bem as mãos com sabão, usar álcool em gel, além de evitar aglomerações. “Também deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, buscar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima”, completou.

Outra orientação se refere à imunização contra a Covid-19. Incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, nos seguintes postos: Campos Shopping, das 9h às 16h; Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), 8h30 às 13h; e Cidade da Criança, das 8h30 às 13h.

Para os grupos de idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas e demais grupos prioritários, no Campos Shopping e Clube da Terceira Idade, das 9h às 16h; na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h30 às 20h; e na UBS Tocos, UBSF Parque Prazeres, UPH Travessão, das 9h às 15h.

De acordo com os dados de testagem no Centro de Saúde de Guarus — maior polo atualmente no município —, comparando as semanas epidemiológicas, foi observada uma queda de 30% para 20% no índice de positividade, visto que na semana de 19 a 23 de fevereiro foram feitos 694 testes, sendo 204 positivos (29,39%) e de 26 a 29 foram 451 testes realizados, sendo 115 positivos (25,50%).

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS