Mais quatro gambás e uma cobra resgatados pelo GAM

Dos quatro gambás, um estava em um condomínio no bairro Horto, o outro na Rua Princesa Isabel e os outros dois no Novo Jóquei

- Publicidade -
Quatro gambás e uma cobra jiboia foram resgatados esta semana pelo Grupamento Ambiental (GAM). Os animais silvestres estavam em diferentes pontos do município e, em bom estado de saúde, já foram devolvidos à natureza em Áreas de Proteção Ambiental (APA). A orientação do GAM é que, ao identificarem os animais silvestres, as pessoas isolem a área e acionem o órgão para o resgate seguro. Em casos como esse, os telefones são (22) 98175-0758 (GAM), 153 e o (22) 981020185, da Sala de Operações.

Dos quatro gambás, um estava em um condomínio no bairro Horto, o outro na Rua Princesa Isabel e os outros dois no Novo Jóquei. A cobra jiboia, com aproximadamente dois metros de comprimento, foi resgatada em uma residência na localidade de Martins Lage.

“Ao se deparar com qualquer um desses animais, não tente resgatar por conta própria. Faça vídeos, fotos e ligue para o GAM para que a equipe possa ver o local em que o animal está e pegar as ferramentas adequadas para um resgate de sucesso. Mantenha o animal isolado em um local. Não machuque e nem mate esses animais, pois são protegidos por lei”, explica o gerente do GAM, Ralph Leandro.

De acordo com as estatísticas do GAM, os gambás continuam sendo os mais resgatados e, em segundo lugar, as cobras. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros. “A jiboia e os gambás são animais não peçonhentos, ou seja, não são venenosos, mas possuem bactérias na saliva e, se morderem, podem causar infecções, necessitando de atendimento médico”, esclarece Ralph.

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS