Captação de órgãos feita em Campos beneficia mais três receptores

A doadora foi uma mulher de 49 anos, e a captação foi possível graças à autorização da família

- Publicidade -

O NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a terceira captação de órgãos de 2024. O procedimento aconteceu na quarta-feira (13), no Hospital Ferreira Machado (HFM), resultando na doação de fígado e rins, que irão beneficiar três receptores, de acordo com critérios técnicos e clínicos.

A doadora foi uma mulher de 49 anos, e a captação foi possível graças à autorização da família. O coordenador do NF-Transplantes e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Luiz Eduardo Castro de Oliveira, destacou o trabalho que vem sendo feito no município junto às famílias.

“É com um grande prazer que a gente continua exercendo a atividade de busca e captação de órgãos para fins de transplantes. Já conquistamos três captações neste início de ano e esperamos obter outras autorizações familiares para que possamos ajudar outras pessoas que estão na fila estadual”, disse o médico.

Castro informou ainda que, com essas captações de 2024, ao menos seis pessoas foram beneficiadas para rins, três para fígado e córneas. “Então, essa é uma conquista que a gente tem buscado ao longo do tempo nessa missão e esperamos continuar e que o resultado seja cada vez melhor para atender pessoas que estão em fila de espera”, disse.

O NF-Transplantes, sediado no HFM, está vinculado ao Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) e à Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS