Ronda Maria da Penha completa 1 ano de criação neste sábado (16)

- Publicidade -

A Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana, uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), completa neste sábado (16) um ano de implantação em São Francisco de Itabapoana (SFI). 

O projeto, criado pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, visa promover ações de conscientização sobre violência contra mulher e garantir o cumprimento de medidas restritivas e protetivas impostas pela Justiça. 

 

“É uma das maiores conquistas para as moradoras do município entre a série de políticas públicas desenvolvidas para as mulheres durante a minha gestão à frente da Prefeitura de SFI. Realizamos um sonho com a implantação da Ronda Maria da Penha, que vem servindo de modelo para os municípios da região, como por exemplo, Cardoso Moreira e Campos, no Norte Fluminense, e Cambuci, no Noroeste Fluminense”, destacou a prefeita Francimara.

Segundo a comandante da Ronda Maria da Penha, guarda civil municipal Roberta Panisset, durante este primeiro ano, foram realizadas quatro prisões em flagrante, além de 465 atendimentos, entre presenciais e remotos, e 63 orientações através de ligações telefônicas ou por meio de mensagens de WhatsApp.

 

“Temos ainda um total de 85 mulheres atendidas, 36 sendo acompanhadas devido a medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha. Os integrantes do projeto recebem capacitação permanente e também promovem ações de conscientização com participação em 23 palestras e 37 fóruns e outros eventos”, explicou Panisset.

O comandante da Sesep, subtenente Edson Brito, orientou qual o procedimento a ser tomado para casos de violência contra a mulher. “Quem suspeitar deste tipo de crime ocorrendo no município deve avisar à Central de Atendimento à Mulher através dos telefones 180 ou (61) 99610-0180 (WhatsApp), acionar a Polícia Militar pelo número 190 ou denunciar pessoalmente na 147ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro”.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS