NF-Transplantes realiza nova captação de órgãos no Hospital Ferreira Machado

A família autorizou a retirada do coração, fígado, córneas e rins do paciente de 18 anos

- Publicidade -

As equipes do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o NF-Transplantes realizaram, neste domingo (17), mais uma captação de órgãos em Campos. A família autorizou a retirada do coração, fígado, córneas e rins do paciente de 18 anos. Ele foi vítima de queda de moto, causando Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave que evoluiu para uma morte encefálica. Essa é a quarta captação de órgãos de 2024.

A autorização foi referendada pelos familiares que colocaram todos os órgãos à disposição para doação aos receptores da fila estadual. O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e a doação dos órgãos vai contemplar seis pacientes da fila da Central Estadual de Transplantes (CTE).

O coordenador do NF-Transplantes e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Luiz Eduardo Castro de Oliveira, agradeceu aos familiares pela doação. “Conseguimos mais uma autorização para captação de órgãos. Nossos agradecimentos à generosidade dessa família, pois graças a essa captação, vamos ajudar várias pessoas”, comentou.

DOAÇÃO

Para doação o paciente deve ter sofrido uma morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outras pessoas que estão na lista de espera e são compatíveis. Pessoas vivas também podem ser doadores de órgãos, mas no NF Transplante só são feitas as doações no pós-morte, ou seja, que são concluídas após a morte encefálica do potencial doador. Algumas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação.

Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são o coração, os dois pulmões, as córneas, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS