Sete animais silvestres foram resgatados pelo GAM na última semana

Todos os animais já foram devolvidos para a natureza

- Publicidade -
Uma cobra papa-pinto e seis gambás foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM) — grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) — entre terça (19) e sexta-feira (22) em diferentes bairros da área urbana de Campos. A orientação do órgão é que a população, ao avistar animais silvestres, acione o GAM para o resgate seguro. Os telefones para contato são (22) 98175-0758 (GAM), 153 e (22) 981020185, da Sala de Operações. O GAM também alerta para a possibilidade de surgimento de animais silvestres neste período de chuvas intensas.

O resgate da cobra papa-pinto aconteceu na área externa de uma residência no bairro Alphagreen. Os gambás foram encontrados em diferentes locais, como a lixeira de uma instituição de ensino na Avenida 28 de Março; em um estabelecimento comercial no Centro; na área de serviço de uma residência na Rua Benta Pereira e no telhado de uma residência no bairro Vivendas dos Coqueiros.

Todos os animais já foram devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. Eles foram soltos em Áreas de Preservação Permanente (APP). Os agentes do GAM esclarecem que, normalmente, os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano.

“Ao se deparar com qualquer um desses animais, não tente resgatar por conta própria. Faça vídeos, fotos e ligue para o GAM para que a equipe possa ver o local em que o animal está e pegar as ferramentas adequadas para um resgate de sucesso. Mantenha o animal isolado em um local. Não machuque e nem mate esses animais, pois são protegidos por lei”, explica o gerente do GAM, Ralph Leandro.

De acordo com o GAM, os gambás continuam sendo os mais resgatados e, em segundo lugar, as cobras. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

Fonte: Ascom

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS