Agora é lei: Galeria da velha guarda da Viradouro passa a ser patrimônio imaterial do estado do Rio

- Publicidade -

A Galeria da Velha Guarda da Unidos do Viradouro, a escola de samba campeã do Carnaval de 2024, se tornou patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 10.303/24, de autoria dos deputados Rodrigo Amorim (PTB) e Vitor Júnior (PDT), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27/03).

Localizada em Niterói, a Galeria é a guardiã da bandeira, dos conceitos da agremiação e de sua história. Segundo os autores da medida, o reconhecimento do espaço contribui para garantir a preservação da cultura e da memória daqueles que já passaram e deixaram a sua marca na escola.

O espaço também cultiva a importância e o legado dos membros mais importantes da Viradouro. Eles, que são arquivos vivos da história da cultura popular, repassam aos mais novos os conhecimentos e guardam as tradições da comunidade vermelha e branca.

“A velha guarda de uma escola é formada por seus fundadores e componentes mais antigos e experientes, que viveram e fizeram a história de sua agremiação. A criação da associação fortaleceu esses grupos e o seu papel como mantenedor da memória do samba. A homenagem é mais do que justa”, afirmou Vitor Júnior.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS