Mutirão “Mato Zero” no Cemitério do Caju com 50% dos serviços concluídos

- Publicidade -

Desde o dia 24 de abril, quando a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) iniciou o mutirão “Mato Zero” no Cemitério do Caju, 50% do trabalho de limpeza, que inclui capina manual e química, já foi concluído.

Segundo o gerente dos cemitérios públicos de Campos, Luís Cláudio Oliveira, somente no Caju existe uma equipe de 15 homens trabalhando. “Esse serviço de limpeza está acontecendo simultaneamente nos 24 cemitérios do município e será contínuo”, disse.

Até domingo (12), devido ao Dia das Mães e, consequentemente, ao aumento no movimento de visitantes, o trabalho será intensificado. A expectativa da Codemca é concluir 70% dos serviços até a data. Além da capina, Luís Cláudio disse que os caminhos entre as sepulturas estão sendo restaurados para facilitar o acesso das pessoas, assim como os banheiros. A capina química consiste na aplicação de remédio para evitar que o mato cresça rápido.

Luís Cláudio afirmou que o Caju possui cerca de 60 mil sepulturas cadastradas, mas apenas 25 mil familiares compareceram ao chamamento público para o recadastramento realizado entre dezembro de 2013 a maio de 2015. “Temos buscado identificar essas famílias para que façam o recadastramento e providenciem o reparo dos túmulos, quando necessário, pois o reparo é de responsabilidade do proprietário e não do município”, disse ele, acrescentando que “o cemitério possui 10 áreas particulares, administradas pelas irmandades e, por isso, não podem receber ações do município”.

Ele ressaltou, ainda, que, para evitar o acúmulo de água e, com isso, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, todas as sepulturas possuem furos próximos aos vasos de cerâmica.

Fique por dentro!

Para ficar sabendo de tudo que acontece em Campos e região, siga o nosso instagram @ClickCampos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS