
Conectar quem busca uma chance no mercado de trabalho com cursos de qualificação e empresas que oferecem vagas. Esse é o propósito da 1ª Feira Qualifica São Francisco, que será realizada no dia 2 de outubro, na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura, das 9h às 17h.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), por meio da Sala do Trabalhador e Empreendedor, em parceria com diversas instituições, entre elas o Sebrae.
Para a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, a feira é um marco para São Francisco.
“Estamos plantando sementes de futuro. Nosso compromisso é abrir portas, dar esperança e mostrar que o trabalho, aliado à qualificação, pode transformar vidas e famílias inteiras em nosso município”, afirmou.
A feira contará com a participação de empresas dos setores offshore, portuário e de hotelaria, incluindo o Porto do Açu e Porto Central, que fica no Espirito Santo. Empresas de recrutamento estarão presentes para captação e seleção de currículos. Comerciantes locais também terão espaço para ofertar vagas por meio do Balcão de Empregos. Além disso, instituições de ensino parceiras vão oferecer cursos com descontos especiais e realizar sorteios de bolsas.
Segundo a coordenadora da Sala do Trabalhador e Empreendedor, Rebeca Guimarães, o evento foi idealizado para criar um espaço de aproximação entre trabalhadores, estudantes, empresas de recursos humanos, instituições de ensino e empresas parceiras.
“Queremos oferecer um ambiente funcional de empregabilidade, qualificação profissional e inserção imediata no mercado de trabalho”, destacou.
O público-alvo são estudantes do 3º ano do ensino médio em fase de conclusão, moradores em busca de emprego imediato e de qualificação, empreendedores e autônomos que desejam capacitação e formalização, além de empresas locais interessadas em captar talentos e ampliar sua rede de contatos.
Como forma de preparar os alunos da rede municipal e estadual, o Sebrae dará início nesta quinta-feira (25) a uma série de palestras nas escolas do município.
“Muitos jovens sonham em ingressar no setor offshore, mas não sabem onde buscar os cursos adequados. Queremos orientá-los para que todos tenham acesso à informação e possam se qualificar para conquistar uma vaga”, ressaltou Rebeca.


