As autoridades canadianas anunciaram este sábado que foi abatido um objeto não identificado, que sobrevoava o noroeste do país, com a ajuda das forças aéreas norte-americanas.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que disse no Twitter que o objeto que seguia a uma grande altitude “violou o espaço aéreo canadense”.
“O comando da NORAD [Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte] abateu o objeto sobre Yokon [região no Canadá]. As aeronaves canadenses e norte-americanas foram mobilizadas, e um F-22 dos EUA disparou com sucesso sobre o objeto”, anunciou.
Trudeau acrescentou que as forças do Canadá vão recuperar o objeto, de modo a analisar os destroços.
I spoke with President Biden this afternoon. Canadian Forces will now recover and analyze the wreckage of the object. Thank you to NORAD for keeping the watch over North America.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 11, 2023
O anúncio surge depois das recentes tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China, na sequência do abate, na semana passada, de um “balão espião” chinês que sobrevoou o espaço aéreo norte-americano.
Na sexta-feira, um segundo objeto foi abatido pelas forças aéreas dos Estados Unidos, quando este sobrevoava o espaço do Alasca, o estado localizado a ocidente do Canadá.
[Notícia em atualização]
Leia Também: China recusou telefonema dos EUA porque “atmosfera não era adequada”