Um adolescente de 16 anos foi baleado duas vezes na quinta-feira, depois de tocar a campainha da casa errada por engano, enquanto ia buscar os irmãos mais novos, em Kansas City, no estado norte-americano do Missouri.
Ralph Yarl, de apenas 16 anos, foi atingido na cabeça e em um braço, de acordo com um comunicado emitido pelo advogado da família, citado pela CNN Internacional.
O adolescente havia combinado com os pais para buscar os irmãos na rua NE 115th Terrace, na noite do dia 13, por volta das 22h30 (hora local), mas se dirigiu, por engano, para a rua NE 115th Street. Ele foi recebido a tiros pelo dono da casa, informou a polícia de Kansas City.
Ralph ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital, onde está em condição estável. “Apesar da gravidade de seus ferimentos e da seriedade de sua condição, Ralph está vivo e se recuperando”, disseram os advogados em comunicado.
Em declarações à imprensa no domingo, a polícia de Kansas City informou que o dono da casa, que não foi identificado, foi detido e colocado sob custódia por 24 horas, sendo posteriormente libertado, enquanto uma investigação mais aprofundada é realizada para obter uma declaração formal da vítima e reunir provas forenses.
Isso acontece porque, de acordo com a lei do estado de Missouri, uma pessoa pode ser detida por até 24 horas para investigação de um crime, momento em que deve ser formalmente acusada ou libertada.
Questionado se o tiroteio pode ter sido motivado por racismo, o chefe de polícia indicou que “até o momento, as informações coletadas não indicam motivação racial”. “É uma investigação em andamento. Mas, como chefe de polícia, reconheço os componentes raciais deste caso”, acrescentou.
Chief Graves spoke with media regarding updates in the case involving the juvenile who was shot Thursday night. pic.twitter.com/ZTHPbwWcto
— kcpolice (@kcpolice) April 16, 2023
O tiroteio resultou em um protesto em Kansas City no domingo, com centenas de pessoas se reunindo do lado de fora da casa onde Yarl foi baleado. Os manifestantes marcharam enquanto entoavam palavras de ordem como “justiça para Ralph” e “Vidas negras importam”, carregando cartazes que diziam “Tocar à campainha não é crime” e “O atirador deve cumprir pena”.
A atriz norte-americana Halle Berry também expressou sua indignação nas redes sociais, compartilhando uma foto do jovem. “O nome dele é Ralph Yarl e estou cansada desse sentimento… Meu coração ficou partido quando soube que esse jovem de 16 anos, que tocou acidentalmente na porta errada na tentativa de buscar seus irmãos, foi baleado na cabeça. Esse homem atirou em Ralph na cabeça através da porta de vidro e, em seguida, atirou nele novamente quando Yarl já estava sangrando no chão”, diz a nota.
His name is #RalphYarl and I’m sick and tired of this feeling…my heart completely broke when I learned this precious 16-year-old, who accidentally rang the door of the wrong address in an attempt to pick up his siblings, was shot in the head… (1/3) pic.twitter.com/4VaZo7EFVE
— Halle Berry (@halleberry) April 17, 2023
Leia Também: Estuprador ganha 42 milhões de reais na loteria enquanto estava preso