Nesta quarta-feira (1º) uma adolescente foi detida tentando entrar no presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos com uma carteirinha de visitante falsa. A adolescente reside em Macaé.
De acordo com os agentes, no horário de visitas no presídio, ao realizaram a checagem dos documentos dos visitantes, foi verificado que a carteira da jovem continha letras pequenas, diferente da original.
Na referida checagem, também é solicitado documento pessoal com foto, momento em que a adolescente apresentou um RG e uma cópia de tal documento, no RO o último dígito do ano de nascimento foi rasurado e na cópia esse último dígito foi adulterado de 6 para 4.
Desconfiada, a agente penitenciária levou os documentos para o diretor da unidade prisional, que realizou consulta no sistema SIPEN, sendo constatado que ela não constava como visitante do interno M. S. M., concluindo que tratava-se de uma carteira de vistante que não foi emitida pelo órgão oficial competente.
Em consulta realizada no Portal de Segurança constatou-se que a adolescente possui 16 anos. A carteira de visitante por ela apresentada era na condição de companheira do detento M. S. M. (não sendo permitido visita íntima de menores de idade).
Ela negou ser a autora das falsificações, mas se recusou a dizer como e onde obteve os documentos.
Diante dos fatos, a adolescente foi autuada em flagrante pelo crime de uso de documento falso, artigo 304 do CP, com pena de 02 a 06 anos de reclusão e será apresentada ao Ministério Público da Infância e Juventude.