Nesta quinta-feira (25), o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou que a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, notificou a empresa Águas do Paraíba, que apresentou exames laboratoriais descartando o risco de contaminação.
Procon Recebe Denúncias de Preço Abusivo da Água
O secretário municipal do Procon, Carlos Fernando Monteiro, informou que o órgão tem recebido denúncias de que alguns comerciantes estariam aumentando o preço da água mineral devido à situação do Rio Paraíba do Sul.
No entanto, as pessoas não chegaram a relatar qual seria o estabelecimento que estaria praticando esse preço abusivo. “Para que a gente possa atuar, precisamos que as pessoas venham aqui ou liguem para nós e digam qual é o estabelecimento. Peço a colaboração de todos os consumidores de Campos, que assim que encontrarem algum estabelecimento praticando preço abusivo entrem em contato com a gente”, disse o secretário.
Concessionária Explica Problemas na Qualidade da Água
Após a repercussão dos últimos dias sobre o forte odor e gosto na água em Campos, a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo serviço público na cidade, emitiu um comunicado à imprensa na tarde desta quinta-feira (25).
A empresa confirmou que o período de seca prolongada, grandes alterações na temperatura e a baixa vazão dos rios no noroeste Fluminense causaram a proliferação de algas cianofíceas no Rio Paraíba do Sul, afetando a qualidade da água bruta em diversos municípios da região.
Ainda em nota, a empresa informou que essas manifestações são temporárias e que eventuais efeitos de gosto e/ou odor percebidos por parte da população na água tratada não apresentam risco à saúde.
“Apesar da última análise laboratorial (recebida em 25/07) ter identificado a presença dessas algas na água bruta captada no rio, a água tratada está em conformidade com os parâmetros da Legislação, própria para consumo. Todas as medidas de controle e tratamento estão sendo tomadas para garantir a qualidade da água distribuída. As estações de tratamento de água da concessionária contam com tecnologias avançadas e estão preparadas para tratar com eficiência a água nessas condições”, destacou a concessionária.
A empresa também reforçou que, em anos anteriores, esse evento já ocorreu no município e toda a água tratada fornecida à população sempre esteve dentro dos padrões de potabilidade.