
Na manhã desta quinta-feira (09), aconteceu em São Francisco de Itabapoana a premiação do Programação de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. Isabelle da Silva Lemos, de 9 anos, estudante da Escola Municipal Manoel Ribeiro da Horas, no bairro Carrapato, tirou o primeiro lugar na etapa regional na categoria Melhor Desenho. Ela foi premiada com o livro “O menino do dedo verde” e um tablet.
Muito emocionada, Isabelle recebeu os prêmios das mãos do engenheiro agrônomo Carlos Frederico Veiga, que é presidente da Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumos do Norte Fluminense (Assinf) e coordenador do PEA na região. Professora de Isabelle, Jocielle Costa da Silva e Silva também foi premiada com uma placa de homenagem.
Este ano, o prêmio teve como tema “Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos Sólidos”. Através de uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), alunos dos 4º e 5º de quatro escolas da rede municipal de ensino participaram do concurso.
A proposta foi que os estudantes entrevistassem familiares mais velhos para saber as principais diferenças de ações e atividades relacionadas ao meio ambiente de anos atrás e nos dias de hoje, e depois fizessem um desenho e uma redação. Isabelle encarou a missão de repórter e entrevistou o avô, de 73 anos.
Segundo a estudante, o que mais chamou atenção foi o fato de que antigamente não havia sacolas plásticas nos supermercados. “Achei muito estranho, porque tudo do supermercado era enrolado em papel. Também descobri que não tinha lixeira e que o lixo era queimado. Tudo muito diferente do jeito que a gente faz hoje”, contou Isabelle.
A professora Jocielle destacou que a ideia da entrevista foi muito interessante para fazer um comparativo entre o passado e os dias atuais. “Eles puderam descobrir como era o mundo antigamente e entender que todas as ações de hoje terão efeito no futuro. Por isso, é tão importante trabalhar as questões ambiental e das mudanças climáticas”, observou.
A diretora da Escola Municipal Manoel Ribeiro da Horas, Gisele Batista, também comemorou a premiação, que aconteceu durante o evento “Bom é ser Criança”, realizado na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura, em comemoração pelo Dia das Crianças. Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes prestigiou o evento.
Missão – Para o presidente da Assinf, Carlos Frederico Veiga, o prêmio busca desenvolver atividades de conscientização ambiental em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular. “Atividades como esse prêmio são fundamentais para mostrar aos alunos como eles podem estar envolvidos nas questões ligadas ao meio ambiente e contribuir com pequenas ações”, enfatizou.
Na região Norte Fluminense, a etapa regional do Prêmio PEA Campo Limpo 2025 foi realizado em São Francisco, Quissamã e São João da Barra.





