A comitiva da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia já está em solo Pernambucano para representar o Estado do Rio de Janeiro na feira 30ª Ciência Jovem, uma das maiores feiras de ciências do Brasil. A iniciativa reúne, no Recife, estudantes e educadores de todos os níveis de ensino para celebrar a inovação, a criatividade e o conhecimento científico. A programação teve início nessa segunda-feira (2), com credenciamento, cerimônia de abertura e apresentações culturais, e prossegue até quarta-feira (4), no Cais do Sertão.
As alunas Kevillyn Manhães e Sônia Quintanilha, da Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira, situada em Farol de São Tomé, na Baixada Campista, estão acompanhadas da coordenadora de Ciências da Seduct e do Programa Mais Ciência na Escola, Carla Salles; da diretora da unidade escolar, Claudia Maria dos Santos; diretora adjunta, Aderlandia Pessanha; e a professora orientadora das alunas, Andressa Batista.
É a primeira vez que uma escola municipal de Campos atinge esse feito. A apresentação das alunas acontecerá na terça (3) e na quarta-feira (4), de acordo com Carla Salles. “Quanto orgulho das nossas pequenas cientistas! Parabéns, meninas! Parabéns à brilhante professora e orientadora Andressa! O estado do Rio e o nosso município serão muito bem representados! Tenho certeza de que elas brilharão, como sempre. Estamos na torcida e desejamos muito sucesso! Mais um momento que ficará marcado em nossos corações!”, disse Carla.
A escola foi premiada, em novembro do último ano, na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti) e indicada para representar o estado na etapa nacional. A escola conquistou o 1º lugar com o projeto “Coagulante para tratamento de água a partir do cacto Pilosocereus arrabidae”.
Este ano, a escola também foi premiada na I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, que aconteceu simultaneamente à XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Jardim São Benedito. Essa premiação veio através do projeto “Profissões Locais Farol de São Tomé”, desenvolvido pelas professoras Ana Cláudia Peixoto e Rosana Ribeiro.
30ª Ciência Jovem — A programação do evento inclui exposições e apresentações de trabalhos, reunindo projetos vencedores das feiras de ciência de todo o Brasil. Os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Desenvolvimento Tecnológico, Incentivo à Pesquisa, Popularização à Ciência, Educação Científica e a inédita categoria Confederação do Equador – 200 anos, que celebra esse acontecimento histórico fundamental para a construção da identidade pernambucana.