Na manhã deste sábado (3), aconteceu a quinta aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em São Francisco de Itabapoana. As aulas estão sendo realizadas na Escola Modelo Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro e contam com 45 alunos matriculados, divididos entre os cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Operador de Computador.
A prefeita Yara Cinthia esteve na unidade para participar do evento de assinatura do Protocolo de Intenções que formaliza a criação do Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense (IFF) no município. Aproveitando a ocasião, ela conversou com os alunos e destacou a importância da formação técnica.
“Fico muito feliz em ver os jovens e adultos se preparando para o mercado de trabalho. Isso é investir no futuro deles, na dignidade e no desenvolvimento do nosso município”, afirmou a prefeita.
Elisângela da Silva Santos, de 23 anos, moradora de Santa Clara, é aluna do curso de Operador de Computador, e contou que a oportunidade tem feito diferença. “Fazer um curso técnico de graça dá a chance que muita gente não tem. Isso é muito importante pra mim, e para o meu futuro.”
A EJA Profissionalizante é fruto da parceria entre a Prefeitura e o IFF, e tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional, contribuindo com mais oportunidades para a população de São Francisco. Essa união fortalece o compromisso com a educação, o trabalho e a transformação social.