Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de São Francisco de Itabapoana iniciaram neste sábado (05) uma nova etapa em suas vidas profissionais. Eles deram início aos cursos técnicos de Eletricista Predial e Operador de Computador, oferecidos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e o Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Guarus.
A recepção aos estudantes contou com um café da manhã especial e uma apresentação dos cursos, com a participação do secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; o coordenador dos cursos da EJA, Rafael Viana; o professor do curso de Informática do IFF, Leonardo Jesus; e a professora do curso de Eletricista Predial, Kelly Aroeira.
A iniciativa tem como objetivo transformar o futuro de jovens e adultos que buscam qualificação profissional e novas oportunidades no mercado de trabalho. As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 16h, com direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde. Os alunos também receberam material didático completo e uma bolsa personalizada do curso.
Para o secretário Gustavo Terra, a ação representa um marco importante para o município.
– Oferecer uma EJA profissionalizante é proporcionar uma formação qualificada para o ingresso no mercado de trabalho. Essa parceria com o IFF, uma instituição de grande renome, garante uma formação sólida. Esperamos que todos os alunos concluam o curso e recebam seus certificados, que têm grande valor – destacou.
O professor Leonardo Jesus também ressaltou a importância dos cursos. “Essa iniciativa é excelente para o município. Jovens e adultos precisam dessas oportunidades, e a educação tem o poder de transformar vidas. As mudanças que queremos começam com a educação”, afirmou.
Morador da localidade de Bom Lugar, o aluno do curso de Eletricista Predial, Carlos Augusto Gomes, de 44 anos, comemorou a chance de realizar um sonho. “Eu não teria como pagar um curso técnico. Sempre tive vontade, mas nunca tive oportunidade. Ainda mais com material e alimentação incluídos, ficou possível”, disse o agente comercial.
Já Luciana de Souza Gomes, de 45 anos, matriculada no curso de Operador de Computador, também celebrou a nova fase. “Essa oportunidade foi tudo de bom. Tive que interromper os estudos para cuidar dos meus filhos e trabalhar. Quando surgiu a chance de fazer a EJA, me inscrevi e agora estou aqui, realizando um sonho com o curso técnico”, contou.
gallerycursos/gallery