
Quarenta alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana participaram, nesta segunda-feira (19/01), de um treinamento de combate a incêndio atrás do Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na RJ-224, contando com aulas teóricas e práticas. Na aula prática, houve apresentação de equipamentos da viatura do Corpo de Bombeiros, demonstrações e exercícios.
A atividade, que faz parte do curso de formação dos alunos aprovados no último concurso da Guarda Municipal, foi uma parceria entre a corporação, a Defesa Civil Municipal e a unidade do Corpo de Bombeiros do município, com apoio da Guarda Ambiental.
Na viatura do Corpo de Bombeiros, os alunos puderam conhecer equipamentos como tesoura hidráulica, ferramentas, motosserra, máscara autônoma, soprador e mangueiras.
Em seguida, foi realizada uma demonstração de combate a um pequeno incêndio em caixotes de madeira, com utilização de uma mangueira da viatura dos bombeiros para apagar o fogo. Os alunos puderam fazer o exercício com um caminhão-pipa cedido pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.
— Esse tipo de instrução mostra na prática como devem ser feitos a prevenção e o combate ao incêndio — disse o diretor da Defesa Civil Municipal, tenente José Ricardo Cabral, que foi instrutor do treinamento. “Aqui, os alunos aprenderam os princípios básicos acerca do que é o incêndio, a forma de combatê-lo e as normas que regem esses procedimentos”.
Cooperação – Um dos alunos que participou da atividade foi Mikhail Moreira Barrozo, 21 anos. “Hoje em dia existe uma cooperação muito boa entre as forças de segurança, como a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Isso é muito importante no combate a qualquer sinistro porque, com mais conhecimento, podemos servir melhor à população. Aprender sobre esses órgãos e como eles trabalham agrega valor e traz experiência”, disse.
Para a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, esse tipo de atividade é fundamental para que os alunos estejam capacitados caso seja necessário. “Ter noções de combate a incêndio no curso de formação da Guarda é importante porque permite uma atuação inicial rápida e segura em emergências, ajudando a preservar vidas, reduzir danos materiais e controlar riscos até a chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, prepara o guarda para orientar a população, evitar pânico, isolar áreas de perigo e agir com responsabilidade na proteção do patrimônio público e privado”, explicou Panisset.
As aulas do Curso de Formação dos novos guardas civis municipais terminam em fevereiro.


