
Na próxima segunda-feira (09/02), os cerca de 7.750 alunos matriculados na rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana estarão de volta às aulas para o início do ano letivo de 2026. O município conta com 11 creches e 43 escolas municipais de ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos já começaram e muitas ações estão previstas para este ano.
Nesse momento inicial, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), as ações serão voltadas à recepção e acolhimento dos alunos, além de uma atenção especial para os estudantes que estão fazendo transição de unidade escolar. Em seguida, serão iniciadas as atividades pedagógicas, curriculares e culturais.
Para o primeiro semestre, está prevista a ampliação do ensino integral de quatro para 18 unidades da rede, ampliando a jornada escolar. No período integral, o período da manhã é dedicado às aulas com os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No período da tarde, a parte diversificada contempla cinco componentes curriculares: acompanhamento pedagógico em linguagens, matemática, esporte e lazer, diversidade e multiculturalismo e cultura digital e tecnologia.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a volta às aulas representa muito mais do que o início de um calendário letivo. “Simboliza esperança, oportunidades e a certeza de que estamos construindo um futuro melhor para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Preparamos cada detalhe com responsabilidade e dedicação para acolher nossos alunos, professores e servidores com organização, segurança e carinho”.
Em sua avaliação, a educação é o caminho mais sólido para transformar vidas e fortalecer o município. “Por isso, seguimos investindo na valorização dos profissionais, na melhoria dos espaços escolares e na qualidade do ensino ofertado em sala de aula. Desejo que seja um ano de muito aprendizado, descobertas e conquistas. Aos pais e responsáveis, reafirmo que a Secretaria de Educação permanece de portas abertas, trabalhando com diálogo e transparência. E aos nossos profissionais da educação, minha gratidão pelo empenho diário e pelo compromisso”.
O período de renovação de matrículas aconteceu entre os dias 5 e 18 de dezembro de 2025. Entre os dias 15 e 28 de janeiro, foram realizadas as matrículas de alunos novos para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).




