O Programa de Saúde na Escola (PSE) realizou, na manhã desta quarta-feira (02), uma ação para verificação dos cartões de vacina dos alunos da Escola Municipal José Estevam Linhares Machado, no bairro Quatro Bocas, no distrito de Praça João Pessoa. O objetivo da ação foi verificar a situação vacinal dos cartões dos alunos. Cerca de 45 cartões foram verificados, em sua maioria, desatualizados.
Segundo a enfermeira responsável pela Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Praça João Pessoa, Débora Barreto, no dia da vacinação (13 de agosto), os alunos deverão levar o cartão de vacinação. Quem não tiver, poderá fazer na hora.
— A maioria dos cartões de vacina estava desatualizado. Os pais e/ou responsáveis precisam manter o cartão de vacina da criança atualizado. É importante, porque cada vacina segue um cronograma específico, estabelecido pelo Ministério da Saúde, através do Calendário Nacional de Imunização, para garantir a proteção máxima contra doenças infecciosas em diferentes fases do desenvolvimento infantil — alertou Débora, ressaltando que a orientação é que o responsável pelo aluno ou aluna procure a Unidade de Saúde da ESF mais próxima para atualizar as vacinas em atraso, conforme o Calendário Nacional de Imunização.
A vacinação nesta escola ocorrerá no dia 13 de agosto, às 9h30.
Cronograma do mês de julho
08/07 – E. M. Moranguinho – Santa Clara – a partir das 13h30
10/07 – E. M. Anibal Abreu Viana, em Buena – a partir das 13h30
14/07 – E. M. José Henriques – Barra do Itabapoana – a partir das 9h
15/07 – E. M. Joaquina do Espírito Santo – Travessão de Barra – a partir das 9h