Brincadeira, música, alegria, acolhida com a presença do palhaço Bidu e da equipe do projeto “Decola pra Valer”. Foi nesse universo de magia e encantamento que 550 alunos do 5º ano da de 24 unidades da rede municipal de ensino foram recebidos nesta terça-feira (14) no anfiteatro José Renato Cunha, na Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), no projeto “MotivAção Saeb”.
O objetivo foi envolver de forma lúdica os alunos e os motivarem a participar da prova Saeb, marcada para acontecer entre os dias 17 e 31 de outubro. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil.
Durante toda a manhã, os alunos se divertiram com dinâmicas e se surpreenderam com um robô gigante, de led, que chamou a atenção dos pequenos. A prefeita Yara Cinthia participou do evento e falou sobre a importância da prova para os estudantes.
— O Saeb é muito importante. É quando a gente tem a oportunidade de mostrar para o país inteiro que nós somos capazes de fazer uma educação com qualidade. É como iremos demonstrar nosso conhecimento. E, no dia da prova, queremos que nossos alunos se sintam motivados e tranquilos para fazer uma avaliação segura, mostrando toda a aprendizagem adquirida — explicou a prefeita.
Já o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, ressaltou a importância dos alunos na prova Saeb. “Vocês são muito importantes para nós. É uma alegria receber nossos alunos e oferecer uma programação tão divertida para todos. Façam a prova com bastante atenção pois o resultado vai mostrar o quanto avançamos na Educação e todos nós vamos ficar muito orgulhosos”.
Aluno da Escola Municipal Otávio Pinto de Oliveira, situada na localidade Boca da Areia, Isaac Francisco da Silva Neto, tem na ponta da língua o significado do Saeb. “É uma prova que avalia o aluno, a escola e o município. É muito importante porque acontece a cada dois anos e todos nós devemos fazer com atenção”, disse, com os olhinhos brilhando e encantados com o palhaço Bidu.
O MotivAção Saeb teve início no dia 23 de setembro, quando cerca de 400 alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana se reuniram no Cineteatro José Renato Cunha. Dentro da programação, eles assistiram a uma palestra com o diretor do Instituto Brasileiro de Neurocomunicação e da Comunidade de Pais e Professores “Descomplicando a Adolescência”, William Borghetti, que falou sobre o tema “Adolescente não ouve, adolescente sente”.