Os alunos do curso profissionalizante de Movimentação de Carga participaram nesta sexta-feira (04) da aula prática que encerra a primeira turma do curso. Mais três turmas iniciarão na sequência, com duração de cinco dias cada curso. Os alunos puderam manusear o caminhão de carga, com toda a dinâmica e experiência para a nova profissão.
O curso é oferecido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), e faz parte do Programa “Empregos Azuis: Um Mar de Oportunidades”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar.
O instrutor auxiliar de movimentação de carga Luiz Monteiro destacou que o curso é uma grande parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, e que as oportunidades são para todas as pessoas a partir de 18 anos.
– O objetivo desta qualificação é para que, tanto os jovens e as pessoas da terceira idade, possam ter uma nova oportunidade. O município tem um perfil muito grande voltado para a agricultura, e essa é uma grande chance de os alunos migrarem para o mercado de trabalho offshore e onshore – salientou o instrutor, destacando que o curso é uma oportunidade também para mulheres. Esta primeira turma tem quatro alunas.
Moradora em Gargaú, a aluna do curso Poliana de Souza Oliveira, de 33 anos, no momento não está empregada e disse que esta é uma oportunidade maravilhosa para sua carreira. “Eu nunca tinha feito curso nesta área, e estou maravilhada com tudo que aprendi aqui. Pretendo trabalhar embarcada, e aqui aprendemos muita coisa. Quero fazer outros cursos da prefeitura”, disse Poliana.
Alba Abreu tem 50 anos e está abraçando a oportunidade que a Prefeitura está oferecendo. “É tudo muito bem explicado e estamos aprendendo muito, principalmente sobre o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e o EPI (Equipamento de Proteção Individual), além de manusear o caminhão”, completou a aluna.
gallerycurso/gallery