
Nesta segunda-feira (09/02), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) deu início ao ano letivo de 2026. Cerca de 7.750 alunos matriculados na rede municipal de ensino voltaram às salas de aula. Atualmente, o município conta com 11 creches e 43 escolas municipais de ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta semana, as ações serão voltadas à recepção e acolhimento dos alunos, além de uma atenção especial para os estudantes que estão fazendo transição de unidade escolar. Em seguida, serão iniciadas as atividades pedagógicas, curriculares e culturais.
Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a expectativa é bastante positiva para este início do ano letivo, pois o compromisso da gestão da prefeita Yara Cinthia é com foco na qualidade do ensino e no acolhimento dos alunos, professores e demais servidores da rede. Ele ressaltou ainda que o recomeço das aulas representa mais do que a retomada das atividades pedagógicas: é a renovação da esperança e do compromisso com o futuro.
— Estamos trabalhando para garantir que nossas escolas estejam preparadas, organizadas e acolhedoras para receber nossos alunos com todo o cuidado e responsabilidade. Aproveito para reforçar a importância do planejamento realizado pelas equipes gestoras e pedagógicas, destacando o empenho dos profissionais da educação. Nossa expectativa é de um ano produtivo, com avanços na aprendizagem e fortalecimento das políticas educacionais. Temos uma equipe comprometida e sabemos que, com união e dedicação, alcançaremos resultados ainda melhores. Reafirmo que a Secretaria de Educação seguirá acompanhando de perto o trabalho nas unidades, oferecendo suporte e buscando continuamente melhorias para a rede municipal — destaca Gustavo Terra.



