SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente Lula chegou à Espanha nesta terça-feira (25) para a reta final da viagem à Europa, após passar quatro dias em Portugal. O presidente deve jantar em Madri com o rei Felipe 6º.
Ele também terá um encontro com centrais sindicais espanholas em Madri nesta terça-feira. Depois, participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.
Lula se reunirá com o primeiro-ministro Pedro Sánchez por volta de 11h de quarta-feira (26).
Segundo o Planalto, a viagem a Portugal e Espanha “faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros”, após o isolamento internacional do Brasil sob Jair Bolsonaro.
ESPANHA COMO MEDIADORA DO ACORDO UE-MERCOSUL
O diálogo com a Espanha será fundamental para as pretensões diplomáticas brasileiras, já que o país ibérico assumirá em julho, por seis meses, a presidência rotativa da União Europeia.”Porém, o presidente Lula tem mostrado que a sua política externa está em construção, e por isso, ainda temos de perceber se os interesses e os valores do Brasil estão em sintonia com os interesses e valores de Portugal, e da União Europeia”, afirma a professora de relações internacionais na Universidade Nova de Lisboa, Carmen Fonseca..A especialista acredita que o acordo comercial Mercosul-União Europeia faz parte dos temas em que a Espanha poderia funcionar como “mediadora” junto aos parceiros no bloco europeu.