Após um assalto em uma residência no Parque Varanda do Visconde, onde criminosos se passaram por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Prefeitura de Campos esclareceu que os profissionais do órgão utilizam uniformes e crachás padronizados para facilitar a identificação e garantir a segurança da população.
O crime ocorreu na Rua Amaro dos Santos Barroso, em Campos dos Goytacazes, quando três assaltantes armados invadiram a casa e renderam a família, os trancando no banheiro. Os criminosos fugiram levando um celular, sem deixar pistas sobre um possível veículo de apoio. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.
Para evitar confusões e aumentar a segurança, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou que os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do CCZ utilizam um uniforme específico: calça jeans, camisa térmica de manga longa azul, camisa branca com gola e bainha azul-marinho, colete caqui com logomarcas da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do CCZ, além de boné ou chapéu caqui e bolsa amarela.

Além do uniforme, todos os agentes portam crachás com nome, logo da Prefeitura e do CCZ, e um QR Code para confirmação da identidade. “Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o CCZ para verificar os dados do agente”, destacou Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV). Os telefones para contato são (22) 98173-0471 e (22) 98173-0107.
Outra medida que auxilia na identificação dos agentes é o zoneamento por território, onde a maioria trabalha no próprio bairro de residência. “Isso cria um vínculo de proximidade e facilita a identificação durante as visitas técnicas”, completou Barcelos.


