
Os 40 candidatos aprovados no último concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Francisco de Itabapoana estão passando por mais uma etapa do curso de formação. Eles estão fazendo um estágio junto com os agentes da GCM que atuam na “Operação Verão Seguro” nas praias do município. O estágio teve início no dia 1º de janeiro e segue até o final do verão.
Na “Operação Verão Seguro”, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, dez candidatos aprovados atuam em grupo por dia, sob a supervisão dos agentes responsáveis pelo curso de formação, durante o final de semana. De segunda a sexta-feira, eles têm aulas teóricas.
De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, o estágio na “Operação Verão Seguro” tem como função proporcionar aos alunos a vivência prática supervisionada, integrando a teoria à realidade operacional. “Durante a atividade, os alunos acompanham ações de ordenamento do trânsito, fiscalização de veículos estacionados irregularmente e prevenção de transtornos típicos do período de verão no litoral, compreendendo a aplicação da legislação, o caráter preventivo e educativo da atuação da GCM, bem como a importância do trabalho integrado com outros órgãos, contribuindo para sua formação ética, técnica e profissional”, explicou.
Roberta observou que o estágio não tem caráter punitivo, mas formativo, permitindo que o futuro guarda compreenda sua função social, legal e preventiva, preparando-se para atuar com eficiência, equilíbrio e respeito aos direitos do cidadão, especialmente em períodos de alta demanda, como o verão.
Curso de formação – O curso de formação da 3ª turma de Guardas Civis Municipais teve início no dia 10 de dezembro de 2025, com uma aula inaugural na Câmara Municipal. O curso tem carga horária total de 390 horas, com duração de dois meses. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h e 18h. A grade curricular é dividida em nove módulos e aborda diversos temas, como o papel das Guardas Municipais, leis ambientais, procedimentos operacionais, condicionamento físico, técnicas de emergência e conhecimento jurídico.
O curso tem caráter eliminatório. É aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos dez pontos totais, além de ter, no mínimo, 90% de frequência. No dia 30 de dezembro, os aprovados participaram de uma visita técnica à Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), ligado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No mesmo dia, o grupo participou de uma instrução com a Guarda Ambiental (GAM).




