No último sábado (22), durante uma partida da Copa Ouro 2023 entre as equipes Liverpool e Tócos, realizada no Campo São José, na Baixada Campista, um árbitro de futebol amador identificado como Luciano Justo foi alvo de injúrias racistas.
De acordo com informações, Luciano decidiu encerrar o jogo aos 40 minutos do primeiro tempo após um torcedor do Liverpool proferir ofensas de teor racista, incluindo termos pejorativos como “negro e macaco” contra o árbitro. Em seguida, Luciano dirigiu-se ao Departamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Goitacazes para solicitar assistência policial. Entretanto, devido a outra ocorrência em andamento, os agentes não puderam atender à sua solicitação de imediato.
A Coordenação Geral da Copa Ouro 2023 emitiu uma nota de repúdio às ações racistas do torcedor do Liverpool, declarando ser lamentável e triste que isso ainda ocorra nos dias de hoje. Ainda na nota, a coordenação comentou que incidentes e atitudes como estas não serão aceitos.
Após análise da súmula pela Coordenação Geral, o time do Liverpool foi considerado perdedor por um placar de 3×0 e recebeu uma penalização com a perda de um mando de campo. Essa decisão foi embasada nos regulamentos da competição, especificamente no Parágrafo 3°, Artigo 5° do Capítulo X, bem como nos Artigos 4° do Capítulo VIII e 6° do Capítulo XV do Regulamento da Competição.
A nota oficial da Coordenação Geral enfatizou que ambos os clubes envolvidos na partida não apoiam tais atitudes e destacou que é inadmissível que ocorram no contexto do futebol amador da cidade.
Na manhã desta segunda-feira (25) Luciano registrou um boletim de ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, iniciando um processo legal para responsabilizar os autores do ato racista.