A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) suspendeu as aulas na Creche Escola Dom Antônio de Castro Mayer, em razão de um surto de conjuntivite e mão-pé-boca, com retorno previsto para a próxima segunda-feira (7). A medida tem por finalidade evitar progressão da transmissão das doenças na unidade.
O Programa Saúde na Escola (PSE) orientou os responsáveis para que levem suas crianças e busquem atendimento médico nas unidades básicas de saúde de referência no caso do surgimento de sinais e sintomas. O retorno dos alunos para a unidade escolar se dará após o período de afastamento, conforme indicação médica.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explicou que a direção escolar deverá informar ao PSE, após o retorno das atividades na unidade, sobre o surgimento de novos casos na creche, caso aconteça.
“Após ciência da situação, imediatamente comunicamos a subsecretaria de Vigilância em Saúde do Município (direção de Vigilância e Saúde da SMS). Vamos promover ação de Educação em Saúde (palestra), destinada aos profissionais e pais de alunos da unidade com a temática da Prevenção das Principais Doenças da Infância, e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos com relação a duvidas por parte da unidade”, disse João.
Ele ressaltou que no dia 19 de março deste ano foi realizada outra ação de Educação em Saúde (palestra) com a temática da Prevenção das Principais Doenças da Infância, destinada para profissionais e responsáveis. E em 2 de maio deste ano foi realizada a vacinação itinerante na unidade para atualização da caderneta de vacinação dos alunos.