Uma explosão na cidade russa de Belgorod, a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, abriu uma “enorme cratera com um raio de 20 metros” em uma das principais ruas da cidade nesta quinta-feira.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, a explosão foi causada pela “queda anormal de uma munição” de um avião da Força Aérea.
“No dia 20 de abril de 2023, por volta das 22h15, horário de Moscou [16h15 no horário de Brasília], durante o voo da aeronave SU-34 da Força Aérea sobre a cidade de Belgorod, ocorreu uma queda anormal de uma munição de aviação”, afirmou o ministério de Serguei Choigu, citado pela agência de notícias RIA Novosti.
Ainda de acordo com o Kremlin, o incidente provocou “danos em residências”, mas “não houve vítimas”.
Já o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, informou em sua conta no Telegram que a explosão causou “uma enorme cratera de 20 metros de raio no cruzamento de uma das principais ruas”.
Segundo ele, duas mulheres ficaram feridas, uma delas com gravidade, e houve “danos em quatro prédios” e “também em quatro carros”.
Os motivos do acidente serão investigados.
O conflito entre Ucrânia e Rússia começou em 24 de fevereiro de 2022, com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para a segurança da Rússia. A operação foi condenada pela maioria da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, destacando que os números reais serão muito maiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a áreas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Itália captura ursa que matou alpinista e não sabe o que fazer com ela