O influencer e youtuber sueco Rikard Fredrik, mais conhecido como SwedishGringo nas redes sociais, viveu um susto durante sua comemoração de aniversário no Rio de Janeiro. Ele foi vítima do golpe conhecido como Boa Noite Cinderela em seu apartamento Airbnb, localizado no bairro do Leblon.
Segundo relatos de Rikard, ele foi drogado e roubado por um casal de jovens que conheceu enquanto comemorava seu aniversário na sexta-feira passada, no bairro da Lapa. Ele não se recorda se conheceu a dupla em uma casa noturna, onde tomava alguns drinques, ou na rua mesmo. Os assaltantes “limparam” o imóvel enquanto ele estava “apagado”.
Rikard só percebeu o que havia acontecido na manhã seguinte, quando acordou e boa parte de sua memória recente havia desaparecido. Na quarta-feira (3), ele postou um vídeo em seu canal no YouTube contando o que aconteceu e alertando seus seguidores sobre a importância de ficar atento a possíveis golpes.
Morando no Brasil desde o final do ano passado, o influencer sueco tem se destacado nas redes sociais com conteúdos relacionados à cultura e ao modo de vida brasileiro. O episódio serve como um alerta para todos os viajantes, mostrando a importância de tomar precauções de segurança ao se hospedar em locais desconhecidos.
“A diferença de fuso horário entre Brasil e Suécia é de 5 horas. Então, por volta das 20h aqui, já era meia-noite lá e decidi tomar um drinque para comemorar meu aniversário, que é no dia 26 de abril”, afirmou Fredrik em entrevista ao site UOL. Me lembro de conhecer esse casal, muito simpático, contei que era meu aniversário, conversamos muito e acabei convidando eles para vir ao meu apartamento”
Entretanto, além da amnésia, o influenciador não teve só a sua memória roubada. A dupla de bandidos conseguiu pegar um computador portátil com configuração para a produção e edição de vídeos, três dispositivos móveis, microfones, um drone, fones, vestimentas e artigos de higiene. Além disso, a carteira com todos os cartões de crédito do youtuber também foi levada, restando somente o passaporte.
Na noite da quinta para a sexta, eles vieram ao meu apartamento, para continuarmos comemorando. Estávamos bebendo um drinque quando comecei e me sentir zonzo, um pouco estranho. Não demorou muito para eu simplesmente apagar. Quando acordei, estava deitado na minha cama, me sentindo mal, com a cabeça doendo. E me dei conta de que eles tinham roubado tudo. Eles levaram até as minhas havaianas”. afirmou.