Viver a infância em sua totalidade. Pelo menos por três dias, os alunos da rede municipal de ensino de São de Francisco de Itabapoana estão tendo essa oportunidade, no evento “Bom é ser Criança”, que acontece na Praça do Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura. O evento, que teve início nesta terça-feira (07) e segue durante a quarta (08) e quinta-feira (09), faz parte das comemorações pelo Dia da Criança.
De acordo com a coordenadora dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino, Carolina Ribeiro Pessanha, é primordial que as crianças vivenciem a infância. “Percebo que as crianças estão meio perdidas em relação ao que é viver a infância como nossa geração viveu. Enquanto educadores, temos o dever de proporcionar essa experiência atrelada à vivência escolar. Tenho certeza de que eles jamais esquecerão desse dia”, afirmou.
Para a professora dos Anos Iniciais da rede Tânia Soares Terras, comemorar o Dia da Criança é uma forma de resgatar a infância. “As crianças estão vivendo em um mundo muito adultizado, com acesso a muitas informações, por vezes de uma forma nociva. Viver uma experiência como essa é marcante emocionalmente”.
Tânia ressaltou ainda que é necessário que as crianças possam viver todas as etapas. “Infelizmente, muitas crianças cuidam dos irmãos mais novos ou já trabalham ajudando em tarefas domésticas e até mesmo em atividades rurais. Precisamos ter um olhar atento sobre essa realidade e trazer esses indivíduos para a realidade que eles precisam viver, que é a infância com brincadeiras, experiências, aprendizado e desenvolvimento”, disse.
Brincar de ser criança – A estudante Maitê Fernandes, de 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú, é um exemplo de como se deve viver a infância. “É muito legal e divertido. Estou brincando muito. Já fui na bolha de sabão, na prancha e agora vou no touro mecânico. Está sendo muito bom passar essa manhã aqui com esse monte de crianças”, contou.