O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou nesta quarta-feira, 18, em nota, que o BatalhĂŁo de EmergĂȘncias Ambientais monitora incĂȘndios em 28 fazendas de 21 municĂpios, alĂ©m de fogo na regiĂŁo da BR-364, em Brasnorte. Os municĂpios nos quais as fazendas se situam sĂŁo TabaporĂŁ, ClĂĄudia, Nova MaringĂĄ, Lucas do Rio Verde, ItanhangĂĄ, Nova Mutum, UniĂŁo do Sul, Sinop, Nova UbiratĂŁ, SĂŁo JosĂ© do Rio Claro, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Serra Nova Dourada, Araguaiana, General Carneiro, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Luciara, Cocalinho e Colniza.
AlĂ©m disso, a corporação combatia, na terça-feira, 31 incĂȘndios florestais, situados principalmente no Pantanal de Mato Grosso. “As equipes se dividem na regiĂŁo da Reserva Particular do PatrimĂŽnio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em BarĂŁo de Melgaço; Parque Estadual do GuirĂĄ e regiĂŁo da BaĂa Grande, prĂłximo a Estação EcolĂłgica do TaiamĂŁ, em CĂĄceres; e na Fazenda Laguna, prĂłxima a Terra IndĂgena Tereza Cristina”, diz a nota da corporação.
O BEA tambĂ©m monitora incĂȘndios na Ărea de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra IndĂgena Capoto JarinĂŁ, em Peixoto de Azevedo; e na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis. “O Corpo de Bombeiros sĂł nĂŁo entrou nos locais porque Ă© necessĂĄria autorização dos ĂłrgĂŁos federais”, ressalta no comunicado.
AlĂ©m desses incĂȘndios, o Corpo de Bombeiros tambĂ©m atua em Chapada dos GuimarĂŁes, Santo AntĂŽnio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia, Paranatinga, Pedra Preta, Guiratinga, Alto Paraguai, Sinop, Nova Mutum, Diamantino, UniĂŁo do Sul, Sorriso, RibeirĂŁo Cascalheira, Novo Santo AntĂŽnio, CĂĄceres, AripuanĂŁ, JuĂna, Juara, TangarĂĄ da Serra e Novo Mundo.
Â