Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB) decidiram não participar nesta segunda-feira (19) do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo promovido pela revista Veja e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A decisão das campanhas de não comparecer ao encontro aconteceu na noite deste domingo (18), sem que muitos detalhes fossem dados sobre os motivos da desistência.
Na última quinta-feira (15), a revista havia divulgado para a imprensa dizendo que todos os principais candidatos tinham confirmado presença no debate, que será às 11h.
Oficialmente, as campanhas alegam que os candidatos ausentes já tinham outros compromissos agendados para o mesmo horário. O g1 apurou com as campanhas que a revista se antecipou e anunciou sem a confirmação oficial dos partidos.
A Veja informou, por nota, que “as assessorias dos candidatos Guilherme Boulos e Ricardo Nunes formalizaram presença no debate nos dias 23 de julho e 24 de julho, respectivamente”. A publicação informou que “só anunciou a confirmação dos dois candidatos após ter recebido essa formalização”.
Os coordenadores de campanha alegam também que a falta de controle dos organizadores dos debates sobre o comportamento do candidato Pablo Marçal (PRTB) foi o principal motivo dos cancelamentos de última hora.
Um dos interlocutores alegou que, nos últimos encontros promovidos pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’ e pela TV Bandeirantes, o candidato do PRTB falou palavrões, fez ofensas e alegações sem provas e até se envolveu num embate pessoal com o candidato Guilherme Boulos (PSOL), ao exibir uma carteira de trabalho contra o rosto dele.
“Nesses debates tem acontecido tudo, menos aquilo que é o objetivo dele: que é debater a cidade. Poder apresentar e discutir as propostas. São muitos ataques. Muitas pessoas estão indo não pra debater, mas pra fazer cortes para a internet. Hoje tenho uma agenda carregada. Pra esse mesmo horário temos o fórum fundamental sobre segurança alimentar. Tenho à tarde uma entrevista na CNN sobre as eleições. Então, não tenho como ficar o dia inteiro tratando de ações com relação à campanha eleitoral”, justificou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na manhã desta segunda (19), ao participar de um fórum no Hotel Tivoli Mofarrej.
Em agenda na Zona Leste durante a manhã, José Luiz Datena também justificou a ausência no debate da Veja por “estratégia de campanha” e pela “verdadeira palhaçada” dos últimos dois encontros entre os candidatos, segundo ele.