Entre ruas, avenidas, praças, bairros, travessas e até rodovias, o Brasil tem 458 endereços em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que morreu em 1º de maio de 1994 e se tornou um ídolo para os brasileiros. É o que apontam os dados dos Correios encaminhados ao g1.v
O g1 publica uma série de reportagens desde segunda-feira (29) em homenagem a Ayrton Senna, em parceria com o Bom Dia São Paulo. Nesta quarta-feira, faz 30 anos que o piloto morreu após acidente no GP de San Marino, em Ímola, Itália.
Os dados apontam os estados com mais homenagens, as diferentes grafias dos endereços, os tipos de logradouros e outros tributos, como estátuas e murais, prestados pelas capitais dos estados.
Estados que mais prestam homenagem – O estado de São Paulo, onde Senna nasceu e morou por anos, é o que mais tem logradouros em tributo ao piloto. São 96 endereços, segundo os dados dos Correios.
Em segundo lugar fica o estado do Rio de Janeiro, com 43 logradouros. Já em terceiro lugar está a Bahia, com 37.
Os dados ainda apontam que em quarto lugar fica o estado de Pernambuco, com 34 endereços, e, em quinto, Minas Gerais, com 31.
De todos os estados brasileiros, apenas Roraima não tem nenhuma homenagem ao ídolo em suas ruas.
Confira a quantidade de endereços em cada um:
São Paulo: 96
Rio de Janeiro: 43
Bahia: 37
Pernambuco: 34
Minas Gerais: 31
Pará: 29
Espírito Santo: 20
Ceará: 18
Rio Grande do Sul: 20
Mato Grosso: 18
Paraná: 18
Amazonas: 13
Goiás: 10
Maranhão: 13
Santa Catarina: 10
Paraíba: 8
Acre: 7
Rio Grande do Norte: 7
Sergipe: 7
Mato Grosso do Sul: 5
Piauí: 4
Rondônia: 3
Amapá: 3
Alagoas: 2
Distrito Federal: 1
Tocantins: 1
Diferentes grafias – Os endereços não diferem apenas no sotaque de seus moradores, mas também pela forma com que são escritos. Segundo o levantamento dos Correios, o nome do piloto aparece em dez grafias diferentes.
São elas: Ayrton Senna; Airton Senna; Airton Sena; Ayrton Sena; Aírton Senna; Senna; Aírton Sena; S do Sena, Senna Brasil e Senninha.
Ayrton Senna aparece em 312 logradouros. Em segundo lugar vem Airton Senna, com 84. Já em terceiro aparece Airton Sena, com 29 logradouros.
O g1 também constatou que há outras 40 ruas com o nome “Sena”, mas, como não é possível determinar se elas são, de fato, homenagens ao piloto com erro de ortografia, não as consideramos na elaboração desta reportagem.
Mais ruas, menos avenidas…
Entre uma lista de 17 tipos de logradouros, as ruas são as que mais aparecem com o nome de Senna, sendo 264 endereços. As avenidas vêm logo em seguida, com 96. Para completar o pódio, as travessas ficam em terceiro lugar, com 31.
Além desses, Senna também é homenageado em 11 alamedas, praças e rodovias; oito becos, estradas e passagens; três anéis viários, duas servidões e vielas; uma ponte, viaduto e via expressa.
Nas cidades, as homenagens não param por aí…
São 250 municípios que homenageiam o piloto. Um dos mais dedicados é Santo André, no ABC Paulista, que tem um conjunto habitacional com todas as ruas fazendo menção ao piloto.
Nas capitais dos estados que mais homenageiam Senna, os tributos vão além dos endereços. Desde o Autódromo de Interlagos até uma estação de metrô na Zona Norte, a cidade de São Paulo relembra os grandes feitos do piloto paulistano.
No Rio de Janeiro, onde Senna conquistou seu primeiro pódio no Brasil, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, o bairro de Copacabana exibe uma estátua do piloto no posto 3, próximo ao Copacabana Palace.
Na Lapa, o artista plástico Eduardo Kobra deixou em 2016 mais um de seus famosos murais em homenagem ao ídolo.
Já em Salvador, o kartódromo da cidade é batizado em homenagem a Ayrton. No passado, o circuito de rua da cidade – que recebeu corridas da Stock Car – também levava o nome do piloto.
Fonte: G1