A Câmara Municipal de Campos recebe, nesta quarta-feira (11), pela segunda vez no seu foyer, a exposição iconográfica “As comemorações da Aclamação de D. Pedro I na Vila de São Salvador dos Campos dos Goitacazes”.
A exposição retorna pelo protagonismo que a nossa Casa de Leis teve no processo de independência do Brasil na Planície Goytacá. A mostra traz um panorama de como a Vila de São Salvador, hoje Cidade de Campos dos Goytacazes, festejou por 10 dias em outubro de 1822, a Aclamação do nosso primeiro Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares, fala sobre o protagonismo que Campos exerceu nesse contexto histórico. “A exposição é parte das atividades que o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes desenvolve por conta das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. A fonte primária da pesquisa do trabalho foi o relato de um militar, que viveu em Campos de 1821 a 1823, publicado em um jornal do Corte do Rio de Janeiro. Juntamente com as historiadoras Sylvia Paes e Graziela Escocard pude contextualizar o momento histórico que vivia a Vila de Campos naquele período da Independência e como os campistas festejaram a Aclamação de D. Pedro I”, explicou.
A exposição é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, patrocinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
O trabalho de pesquisa histórico-iconográfica é assinado por Genilson Soares, Graziela Escocard e Sylvia Paes. Coube ao artista visual, Rubens Matos da Couto, a realização das ilustrações, que foram colorizadas pela designer Larissa Saraiva.