A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana – por meio de seu presidente, Alexandre Barrão – e a Associação de Fibromialgia de São Francisco de Itabapoana promoveram, nesta quinta-feira (22), o evento “Fibromialgia em foco”, para marcar o Dia Internacional da Fibromialgia, celebrado anualmente no dia 12 de maio. O objetivo do evento foi aumentar a conscientização sobre a doença, promovendo o conhecimento sobre a fibromialgia. Foram palestrantes o professor de educação física Pedro de Andrade, a massoterapeuta Mônica Fernandes, a fisioterapeuta Fernanda Junqueira e a representante da Fibromialgia RJ Camila Andrade.
Presidente da Câmara e organizador do evento, o vereador Alexandre Barrão ressaltou a importância de lembrar as pessoas que sofrem de fibromialgia e apoiar a comunidade afetada.
– Nós estamos aqui para apoiar todas as pessoas acometidas por essa síndrome invisível e comemorar um ano do Centro Municipal de Fibromialgia, que vai crescer muito mais. Nós temos muitas coisas boas para acontecer lá, e a prefeita Yara Cinthia pretende em breve entregar um novo polo para o Centro, que hoje funciona dentro do Centro de Fisioterapia – destacou Barrão.
A coordenadora da Associação de Fibromialgia de SFI, Franciela Santana, frisou que a associação tem 200 mulheres cadastradas; porém, ela acredita que o número de pessoas com a síndrome no município seja maior. “Tem algumas mulheres que não fazem mais parte, outras que não se cadastraram, há homens também com fibromialgia, embora cerca de 90% sejam mulheres com a síndrome”, disse a coordenadora.
Moradora em Morro Alegre, Gisela Velasco descobriu a doença em 2023 e, desde então, faz o tratamento no Centro Municipal de Fibromialgia. “Eu faço tratamento com nutricionista, psicólogo e reumatologista, e isso tem me ajudado muito. São de extrema importância eventos como este, que olham para a gente e procuram novas políticas públicas”.
O evento contou com a presença da assessora especial de Fabinete, Ana Paula Silva, do secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota, da equipe do Centro Municipal de Fribromialgia, da coordenadora do Centro Municipal de Fisioterapia Tânia Hisse Ribeiro, Virgínia Batista, das coordenadoras da Associação de Fibromialgia de SFI, Franciela Santana e Juliana Rodrigues, e de vereadores.
Sobre a Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome crônica que causa dor musculoesquelética generalizada, fadiga intensa, distúrbios do sono e alterações cognitivas. A doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é frequentemente subdiagnosticada ou ignorada devido à natureza subjetiva dos sintomas.
galleryfibromialgia/gallery