Fiéis se preparam para a tradicional caminhada de Santo Amaro, onde realizam um percurso de mais de 30 km, unindo fé e devoção. Muitos romeiros se reúnem em pontos estratégicos da cidade, como a tradicional praça do Santíssimo Salvador, considerado o marco zero, já outros saem do trevo da RJ 216, caminhando com destino ao distrito de Santo Amaro.
Neste ano, uma novidade no percurso dos peregrinos é a instalação de placas para orientação dos fiéis, informando a quilometragem que resta pela frente. A novidade se deu em parceria com a iniciativa privada.
A caminhada de Santo Amaro contará com quatro pontos de apoio, sendo o primeiro no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical, o segundo em Mineiros, o terceiro em Baixa Grande e o último próximo à chegada de Santo Amaro.
Os pontos de apoio contarão com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas. Representantes das secretarias municipais estarão nos quatro pontos acompanhando e dando apoio aos romeiros.
O subsecretário de Turismo, Edvar Chagas, faz alertas importantes para os fiéis que vão realizar a caminhada de Santo Amaro.
“Na hora da caminhada, recomendamos aos romeiros irem com roupas e calçados confortáveis, não havendo a necessidade de levar garrafas e alimentos, já que a participação da comunidade é muito grande nos pontos de apoio. Um pedido muito importante que a gente faz é para quem vai de bicicleta, lembrar que não é uma competição, é uma peregrinação. Então, quem vai de bike, nosso conselho é que vá no turno da manhã bem cedo, deixando o horário da noite para os peregrinos, que já têm que dividir a pista com os carros que continuam trafegando. Outra grande novidade é que algumas igrejas estarão abertas, funcionando durante todo o horário da peregrinação, fazendo acolhida dos fiéis, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo, e a Igreja de Santa Amaro, em Donana”, afirmou.


