Campos foi aprovado e receberá o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, uma certificação do Ministério da Saúde. O reconhecimento da eficácia das estratégias coloca a cidade entre os municípios onde não há transmissão do vírus HIV da mãe para o bebê desde 2021. A cerimônia de entrega do selo, bastante comemorado pelas autoridades em saúde do município, acontece em 29 de novembro, em Brasília.
O processo para certificação teve início em março deste ano, tendo o município recebido representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ) e a Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde para visita técnica, respectivamente, entre os meses de junho e julho.
Entre as estratégias implementadas pelo município estão a cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal; rastreio das gestantes através de exames (ofertados em todas nossas Unidades Básicas de Saúde para as gestantes); fornecimento de medicamentos nas maternidades; treinamento das equipes das maternidades para a realização do teste para HIV em gestantes no momento que vão dar à luz; além de ministrar o medicamento de forma profilática para recém-nascido, se for o caso de identificar a presença do vírus.
“Essa é uma estratégia do Ministério da Saúde para estimular os municípios a eliminarem a transmissão vertical do vírus HIV. Campos aderiu e conseguiu atingir as metas de eliminação da transmissão materna-infantil do vírus. Atualmente não tivemos nenhum caso de transmissão materno-infantil de HIV em Campos. Então, as estratégias adotadas foram eficazes e, agora, Campos faz parte do grupo de municípios onde não há transmissão do vírus HIV de mãe para criança”, explica o diretor de Vigilância em Saúde e infectologista Rodrigo Carneiro.
Para o infectologista, a certificação do Selo Prata demonstra que as medidas de prevenção, que são a melhor forma de fornecer saúde à população, vêm obtendo sucesso para proteger cada vez mais, principalmente as gestantes que vão poder dar à luz a crianças sem o vírus HIV.
“É a certeza de que a prevenção é essencial porque a gente previne a transmissão e, com isso, vai ser uma pessoa a menos com o vírus HIV. Assim a gente diminui a circulação do vírus em nossa população. Então, é uma estratégia exitosa que mostra que o município de Campos está no caminho certo nas medidas de prevenção”, reforçou Carneiro, adiantando que agora irá buscar o selo de eliminação da sífilis.