A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes nesta quarta-feira (4). O município é uma das várias localidades das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro que estão em estado de atenção devido ao acumulado de chuva previsto.
Em outros municípios do Norte Fluminense, como Macaé, a Defesa Civil também está em alerta. A previsão aponta para chuvas intensas de até 60 mm/h ou 100 mm/dia, com rajadas de vento de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Cardoso Moreira, o alerta é para chuvas moderadas a fortes, previstas entre a noite de terça e esta quarta-feira.
No Noroeste do Estado, a situação também é preocupante. Em Itaperuna, a previsão é de um volume de chuva de até 70 mm, de acordo com o Inmet. Em Itaocara, além da previsão de chuva de até 100 mm/dia e ventos intensos, há risco de queda de granizo, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Em Carapebus, no Norte Fluminense, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) informou a possibilidade de chuvas intensas nas próximas 24 horas.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta a população a tomar as seguintes precauções:
– Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
– Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestades.
– Não acesse áreas alagadas; procure locais altos e seguros.
A população deve ficar atenta a novos comunicados e, em caso de emergências, acionar a Defesa Civil do município.