Um estudo feito por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA) mostrou que os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé concentram 95% do total de estações de recarga de carros elétricos da região Norte Fluminense – 11 e 8 eletropostos em cada cidade, respectivamente.
Campos e Macaé abrigam 19 das 20 estações de recarga no Norte do estado e ocupam a 7ª e a 10ª posição, respectivamente, entre os municípios com mais estações de carregamento projetadas para veículos elétricos e híbridos plug-in no estado.
Entre os outros sete municípios do Norte Fluminense, São João da Barra é o único que contém um eletroposto em seu território. Esta ausência, no entanto, é a realidade de 52% dos municípios do Rio de Janeiro. O estudo da UVA aponta que 48 das 92 das cidades do estado não possuem nenhuma estação de recarga de veículos elétricos. Ao todo, o levantamento mapeou, até o final de 2024, 541 estações de carregamento para automóveis elétricos e híbridos plug-in no estado por meio do aplicativo internacional PlugShare, ferramenta colaborativa utilizada por motoristas para localizar pontos de recarga.
“A expansão da infraestrutura para além dos grandes centros é crucial para atender à crescente demanda por veículos elétricos e fomentar a transição para uma mobilidade mais sustentável”, avalia Ricardo Soares, coordenador do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida e líder da pesquisa. Segundo o levantamento, a cidade do Rio concentra 338 das 541 estações de carregamento de veículos elétricos. “A capital é a maior beneficiária dos investimentos, refletindo sua maior demanda urbana e poder aquisitivo, mas essa centralização também acentua desigualdades regionais”, reforça Soares.