Em 2024, a Enel Distribuição Rio registrou 470 colisões com postes da rede elétrica em sua área de concessão, uma média superior a uma batida por dia. Esse número representa um aumento de 20,2% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 391 ocorrências desse tipo. Como consequência, 311.574 clientes sofreram interrupções no fornecimento de energia devido aos acidentes, um crescimento de 63% em comparação ao ano anterior, que teve 190.821 clientes afetados.
De acordo com um levantamento da Enel Rio, Campos dos Goytacazes lidera o ranking de colisões contra postes neste ano, com 85 registros. Em seguida, aparecem as cidades da Região dos Lagos (85 ocorrências), Niterói (61), a Região Noroeste (54) e a Região Serrana (49). Magé, na Baixada Fluminense, contabilizou 37 batidas, enquanto as cidades da Região Sul tiveram 36. São Gonçalo (34) e Macaé (28) completam a lista.
Segundo Willane de Paula, diretora de Operações e Manutenção da Enel Rio, as colisões em postes são mais frequentes às sextas-feiras e nos fins de semana. Ela destaca que o impacto dessas ocorrências não se limita apenas aos danos estruturais, mas também afeta diretamente o fornecimento de energia para a população.
“A queda de um poste representa horas de trabalho das equipes de manutenção. Muitas vezes, não é apenas o equipamento que precisa ser substituído, mas toda a rede elétrica conectada a ele. Em alguns casos, a espera pela perícia policial antes do início dos reparos aumenta significativamente o tempo em que os clientes ficam sem energia”, explica a executiva.
Fonte: Enel